CIPSM

CENTRO INTEGRADO DE PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL

O Centro Integrado de Psicologia e Saúde Mental integra uma equipa multidisciplinar especializada em Psicologia, Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Neurologia. A par das especialidades base, a equipa é parte integrante do corpo clínico que compõe o Gabinete de Cardiologia da Boavista e colabora em estreita ligação sempre que necessário.
A nossa missão, é acima de tudo, promover o bem-estar e a saúde física e mental, encarando cada problemática com a unicidade merecida.

A)    Psicoterapia individual
A Psicoterapia é um processo interpessoal estruturado que promove a mudança de comportamentos e de estados emocionais problemáticos ou que causem sofrimento, recorrendo a estratégias de intervenção psicológica, verbais e não-verbais (OMS, 2001).
A Psicoterapia proporciona desta forma um aumento do auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e social.
A prática da Psicoterapia rege-se por cinco princípios éticos fundamentais, sendo eles: respeito pela dignidade e direitos da pessoa, competência, responsabilidade, integridade, beneficência e mão-maleficência.

B) Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
A psicoterapia cognitivo-comportamental recorre a técnicas cognitivas para identificar e modificar pensamentos desadequados e que geram problemas ao indivíduo, bem como a técnicas comportamentais de forma a alterar condutas inerentes ao problema psicológico em questão. O objetivo fundamental desta psicoterapia consiste em dotar o sujeito de ferramentas eficazes para corrigir os pensamentos e os comportamentos desadequados e potenciar o desenvolvimento de outros que permitam enfrentar e resolver os seus problemas (Bahls, & Navolar, 2004).

C) Psicoterapia de grupo
A psicoterapia em grupo pode ter objetivos terapêuticos, educativos ou mesmo combinar ambos. Este processo apresenta vantagens dado que intervém ao nível da aprendizagem e da mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Pode ainda, numa vertente mais educativa, constituir uma importante ferramenta para a aprendizagem de novas competências de coping, isto é, competências que auxiliam o sujeito a lidar de forma adequada com situações causadoras de stress. O grupo facilita o processo terapêutico, na medida em que se cria empatia entre os seus membros, assim como um sistema de suporte, que se revelam essenciais para promover a partilha e a confiança (Torres, 2005).

D) Ludoterapia
A Ludoterapia é uma técnica que assume um papel cada vez mais importante na prática psicoterapêutica com crianças. Utiliza o jogo como meio de comunicação de forma a identificar os conflitos e a promover a mudança (Geldard, & Geldard, 2002).

E) Palestras
Realizamos palestras em escolas, empresas, lares (de terceira idade, de crianças e jovens, de acolhimento) ou outros tipos de instituições.
•    Bullying e cyberbullying – prevenção (escolas)
•    Prevenção dos comportamentos de risco – sexualidade, toxicodependência
•    Perturbações alimentares
•    Promoção de um estilo de vida saudável
•    Educação parental (castigos e reforços, competências parentais, assertividade)
•    Psicologia Positiva
•    Prevenção da violência sexual (1º e 2º ciclos)
•    Atraso de desenvolvimento/falta de estimulação cognitiva
•    Formação em contexto organizacional (a determinar)
•    Outros temas a definir com as instituições interessadas.

F) Grupos de estimulação cognitiva
Sessões de estimulação cognitiva (memória visual e auditiva a curto, médio e longo prazo, atenção e concentração, fluidez verbal e escrita, raciocínio lógico, etc.) em grupo, para melhorar e desenvolver as capacidades cognitivas de crianças, adultos ou idosos, de acordo com as necessidades de cada grupo.

G) Domicílios
Realizamos consultas de psicoterapia individual ao domicílio, permitindo a pessoas acamadas, com mobilidade reduzida ou com outro tipo de limitações tenham acesso a apoio psicológico.

H) Orientação vocacional e profissional
A orientação vocacional e profissional é um processo de escolha que tem em consideração as competências, capacidades, expectativas e contexto familiar e escolar do indivíduo.
Este processo promove o auto-conhecimento e reflexão, permitindo a tomada de decisão de forma consciente, madura e ajustada às características do sujeito.
A orientação vocacional e profissional não é um processo exclusivo a jovens, sendo bastante pertinente a sua utilização em contextos organizacionais, nomeadamente no auxílio de decisões relativas à selecção e classificação de pessoal (Noronha, & Ambiel, 2006).

Psicoterapia
Crianças
•    Perturbações da eliminação (enurese, encoprese): emissão de urina ou fezes, prospectivamente, de forma repetida e, na maior parte das vezes, involuntariamente.
•    Problemas de comportamento (disruptivo, de oposição, desafiante): padrão de comportamento repetitivo e persistente, em que são violados os direitos básicos dos outros ou importantes regras ou normas sociais próprias da idade.
•    Problemas familiares – divórcio/separação dos pais, nascimento de irmãos/ciúmes, dinâmica familiar disfuncional, etc.
•    Dificuldades de relacionamento – dificuldades de socialização e integração.
•    Problemas relacionados com a alimentação – obesidade, dificuldade em manter uma alimentação adequada, etc.
•    Problemas com o sono – pesadelos, terrores nocturnos, medo do escuro, falar durante a noite, bruxismo, etc.
•    Depressão: humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias (sentir-se triste ou vazio), diminuição do interesse ou prazer em quase todas as actividades, insónia ou hipersónia (sonolência constante), perda ou ganho de peso significativos, agitação ou lentificação psicomotora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva/inadequada, diminuição da capacidade de pensamento ou da concentração, e pensamentos recorrentes de morte (não somente acerca do medo de morrer).
•    Ansiedade e fobias: ansiedade e medos exagerados e que interferem na qualidade de vida, desenvolvimento social, emocional e escolar da criança.
•    Perturbações do desenvolvimento (Síndrome de Asperger, Autismo, Perturbação de Rett): caracterizam-se por apresentar um défice grave em diversas áreas do desenvolvimento – competências sociais, de comunicação, ou comportamentos, interesses e actividades estereotipadas.
•    Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: padrão consistente de falta de atenção e/ou impulsividade-hiperactividade, de forma mais frequente e grave do que em crianças em idade aproximada.
•    Luto
•    Bullying e Cyberbullying: forma de violência física ou psicológica intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos, causando sofrimento e sendo praticada numa relação desigual de poder. No caso do cyberbullying, estes actos são praticados através de telemóveis ou da internet.
•    Dificuldades de aprendizagem: quando o rendimento individual ao nível da aritmética, leitura ou escrita for substancialmente inferior ao esperado para a idade, para o nível de escolaridade ou para o nível intelectual (por exemplo: dislexia).
•    Outras e/ou queixas sem motivo aparente

Adolescentes
•    Dificuldades de aprendizagem: quando o rendimento individual ao nível da aritmética, leitura ou escrita for substancialmente inferior ao esperado para a idade, para o nível de escolaridade ou para o nível intelectual (por exemplo: dislexia).
•    Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: padrão consistente de falta de atenção e/ou impulsividade-hiperactividade, de forma mais frequente e grave do que em crianças em idade aproximada.
•    Ansiedade e fobias: ansiedade e medos exagerados e que interferem na qualidade de vida, desenvolvimento social, emocional e escolar do adolescente.
•    Depressão: humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias (sentir-se triste ou vazio), diminuição do interesse ou prazer em quase todas as actividades, insónia ou hipersónia (sonolência constante), perda ou ganho de peso significativos, agitação ou lentificação psicomotora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva/inadequada, diminuição da capacidade de pensamento ou da concentração, e pensamentos recorrentes de morte (não somente acerca do medo de morrer).
•    Bullying e Cyberbullying: forma de violência física ou psicológica intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos, causando sofrimento e sendo praticada numa relação desigual de poder. No caso do cyberbullying, estes actos são praticados através de telemóveis ou da internet.
•    Problemas de comportamento (disruptivo, de oposição, desafiante): padrão de comportamento repetitivo e persistente, em que são violados os direitos básicos dos outros ou importantes regras ou normas sociais próprias da idade.
•    Perturbações relacionadas com o consumo de substâncias: perturbações relacionadas com o consumo de uma droga de abuso (incluindo álcool).
•    Orientação Escolar e Profissional: processo de escolha que tem em consideração as competências, capacidades, expectativas e contexto familiar e escolar do indivíduo. Este processo promove o auto-conhecimento e reflexão, permitido a tomada de decisão de forma consciente, madura e ajustada às características do sujeito.
•    Insucesso e absentismo escolar
•    Perturbações alimentares (Anorexia, Bulimia, Ingestão Compulsiva, Obesidade)
•    Dificuldades de relacionamento (dificuldades de socialização e integração)
•    Outras e/ou queixas sem motivo aparente

Adultos
•    Dificuldades ao nível do controlo da alimentação e do peso: intervenção individual e em grupos
•    Perturbações relacionadas com o consumo de substâncias: perturbações relacionadas com o consumo de uma droga de abuso (incluindo álcool).
•    Dificuldades relacionais (conjugais, familiares, sociais, profissionais)
•    Burnout: relação descompensada com o trabalho.
•    Gestão de tempo e resolução de problemas
•    Ansiedade e fobias: ansiedade e medos exagerados e que interferem na qualidade de vida, desenvolvimento social, emocional e escolar do adulto.
•    Perturbação obsessiva-compulsiva: obsessões ou compulsões recorrentes que provocam forte mal-estar, consomem tempo ou interferem significativamente com as rotinas normais da pessoa, funcionamento ocupacional ou com os relacionamentos ou actividades sociais.
•    Divórcio
•    Dificuldades sexuais
•    Luto
•    Orientação profissional (mudança de carreira)
•    Depressão: humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias (sentir-se triste ou vazio), diminuição do interesse ou prazer em quase todas as actividades, insónia ou hipersónia (sonolência constante), perda ou ganho de peso significativos, agitação ou lentificação psicomotora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva/inadequada, diminuição da capacidade de pensamento ou da concentração, e pensamentos recorrentes de morte (não somente acerca do medo de morrer).
•    Outras e/ou queixas sem motivo aparente

Idosos
•    Depressão: humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias (sentir-se triste ou vazio), diminuição do interesse ou prazer em quase todas as actividades, insónia ou hipersónia (sonolência constante), perda ou ganho de peso significativos, agitação ou lentificação psicomotora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva/inadequada, diminuição da capacidade de pensamento ou da concentração, e pensamentos recorrentes de morte (não somente acerca do medo de morrer).
•    Luto
•    Perturbações do sono
•    Dificuldades relacionais (conjugais, familiares, sociais, profissionais)
•    Apatia/ Imobilidade
•    Alterações da memória
•    Alterações do comportamento
•    Ansiedade e fobias: ansiedade e medos exagerados e que interferem na qualidade de vida, desenvolvimento social e emocional do idoso.
•    Outras e/ou queixas sem motivo aparente